martes, 20 de septiembre de 2016

Indronath, livreiro bengalí



Bengala é o estado indiano com maior nível cultural, e a sua capital Kolkata a mais culta da Índia. O apreço polas artes e polos livros neste estado é muito elevado. Tanto que, na feira do livro da capital, hai filas nas casetas para comprar livros e os jornais esgotam-se sempre já a meio-dia. Bengala é também o território que deu à Índia os vultos mais importantes: Rammohon Ray, Vidyasagor, Bonkim Chondro Chottopadhyay, Sukumar Ray, Sotyoyit Ray e, especialmente, o grande Robindronath Tagore. Em Kolkata é um verdadeiro prazer percorrer a rua College Street, arredor da Universidade, cheia de gentes, livros e livrarias. Por isso, nom nos surpreende que a renascença cultural na Índia tivesse início aquí, em Bengala, antes da injusta partiçom feita polos ingleses em 1905, utilizando a antiga tese romana de divide e vencerás, que tanto padecemos os galegos também. Porque aqui estivo a vanguarda que luitou pola independência da Índia do Império britanico.
  
Entre os livreiros mais importantes de Bengala está Indronath Moiumdar. Por sorte para nós, contamos desde o 2001 com a sua amizade e com a do seu irmao Bimol. Os seus conhecimentos bibliograficos som impressionantes. Especialmente sobre o publicado em bangla e inglês, neste estado e na Bengala Oriental. Sobre bibliografia tagoreana sabe tanto, que todos acodem a ele para se informarem. Professores, estudantes, crianças, amantes da leitura... E nós mesmos para procurar livros de Tagore e sobre Tagore. Ele é quem nos fornece de livros para a nossa excepcional biblioteca de Ourense dedicada ao bate Bengali.


Em Kolkata é um verdadeiro prazer percorrer a rua College Street, arredor da Universidade, cheia de gentes, livros e livrarias Indronath nasceu a 17 de Dezembro de 1934 na localidade de Baguerhat, do distrito de Khulna, no estado actual de Bangladesh (Bengala Oriental). De 1941 a 1948 realizou estudos primários e secundários em Rangpur, ao norte do país. Emigrou depois para Kolkata, onde em 1965 abriu a sua livraria na rua de Mahatma Gandhi e fundou a editora que já leva publicados mais de cem importantes títulos. Ambas (livraria e editora) levam o precioso nome de Subornorekha, escolhido porque é o nome dum rio bengali, dum destacado romance em bangla e do filme baseado nele, dirigido por Ritik Ghotok. Casou com Laxmi (nome hindu), com que teve dous filhos. O mais grande, Bonmol, encarregado da livraria que em 1984 abriu no Cámpus da Universidade de Tagore, pola qual passam os muitos docentes e estudantes da mesma. E Tusar, encarregado pola de Kolkata. O seu irmao Bimol, nascido também em Baguerhat a 18 de Janeiro de 1942, leva a secçom de música e cinema da livraria. Conhece personalmente a muitos intérpretes de cantigas de Tagore e tocadores dos diferentes instrumentos da Índia.

Em Santiniketon é de visita obrigada esta livraria, na qual conta muito a colaboraçom de Megdut e Prosad. Bommol, nascido em 1976, casou com a estudante de Belas Artes em Kala-Bhavon, Rita, que lhe deu o primeiro neto, de nome Rounok, ao livreiro. Tusar, nascido em 1977, casou com a estudante de música em Robidro Songuit , Sormistha. Ademais de pola sua sabedoria bibliotecaria, Indronath e Bimol destacam pola sua bondade, a sua alegria e o amor polo seu pais e polo seu formoso idioma bangla.

No hay comentarios:

Publicar un comentario